Crear juego

B2+ - Tempos verbais

Completar frases

(10)
Complete o texto com a forma correta dos verbos.

Descarga la versión para jugar en papel

português para estrangeiros verbos Edad recomendada: 21 años
23 veces realizada

Top 10 resultados

  1. 1
    sou Rohim
    24:35
    tiempo
    97
    puntuacion
  2. 2
    MIguel Taveiro
    MIguel Taveiro
    06:41
    tiempo
    95
    puntuacion
  3. 3
    Eduardo da Silva Soares
    11:25
    tiempo
    94
    puntuacion
  4. 4
    Shana Camara
    17:38
    tiempo
    93
    puntuacion
  5. 5
    Antónia Kastono Martins
    13:06
    tiempo
    92
    puntuacion
  6. 6
    Romualdo Neves
    19:18
    tiempo
    91
    puntuacion
  7. 7
    D CM oficial
    19:44
    tiempo
    90
    puntuacion
  8. 8
    Mateus Romário da S. Lopes
    13:13
    tiempo
    89
    puntuacion
  9. 9
    Oki Gana
    11:42
    tiempo
    85
    puntuacion
  10. 10
    Samu Rossary Malak
    08:44
    tiempo
    77
    puntuacion
¿Quieres aparecer en el Top 10 de este juego? Inicia sesión para identificarte.
Crea tu propio juego gratis desde nuestro creador de juegos
Crear completar frases
Compite contra tus amigos para ver quien consigue la mejor puntuación en esta actividad
Crear reto
  1. tiempo
    puntuacion
  1. tiempo
    puntuacion
tiempo
puntuacion
tiempo
puntuacion
game-icon

Completar

B2+ - Tempos verbais

Complete o texto com a forma correta dos verbos.

Consultório da Língua para Jornalistas , Camões - SECOMS
1

implica pode aumentou é foi sublinhou são fez mostra é confirmaram tenham disse mostram deve deu mostram provou travam são funciona mostram é coincide levam ordenou admitem foi declarou aproveitar considera recorda explicaram recordou sabem tenham tentou é recordou disse apela

ONU ( apelar ) a Timor - Leste para reforçar prevenção do HIV perante risco de epidemia

O Fundo de População das Nações Unidas ( FNUAP ) ( dizer ) hoje que Timor - Leste tem de intensificar os esforços de prevenção do HIV para ( aproveitar ) a " pequena janela " de oportunidade que ainda existe de travar uma epidemia generalizada .

Segundo o FNUAP , o Ministério da Saúde ( dever ) " adotar e implementar as recomendações do seu próprio Relatório de Vigilância do HIV , através da promoção ativa de preservativos para todos , além dos principais grupos populacionais e com ênfase nos jovens , aliados à sensibilização para a prevenção do HIV para a população em geral " .
Coincidindo com o Dia Mundial de Luta contra o HIV e SIDA , a organização ( recordar ) que dados do próprio Governo " ( mostrar ) um aumento acentuado da prevalência de HIV e de Doenças Sexualmente Transmitidas ( DST ) entre todos os grupos populacionais " .
Os dados ( mostrar ) que o problema ( ser ) particularmente grave entre mulheres grávidas e portadores de DST , onde a prevalência ( aumentar ) dez vezes desde 2013 .
" Entre as grávidas , o crescimento mais acentuado da prevalência do HIV ( ser ) em meninas entre os 15 e os 24 anos . Em Timor - Leste , o HIV ( ser ) transmitido principalmente através do sexo " , ( recordar ) a FNUAP .
O comunicado ( coincidir ) com uma polémica decisão da ministra da Saúde , Odete Belo , que ( ordenar ) que fosse retirada a recomendação de uso de preservativo de cartazes distribuídos pelo país para marcar o Dia Mundial de Luta contra a SIDA , por oposição " moral " ao que ( considerar ) ser " sexo livre " .
Fontes do Ministério da Saúde ( confirmar ) à Lusa que Odete Belo ( dar ) instruções para que fossem eliminadas dos cartazes as palavras " usa preservativo " tendo feito essa recomendação em declarações públicas em Díli .
As mesmas fontes ( explicar ) à Lusa que Odete Belo ( declarar ) num fórum com estudantes em Díli a sua oposição e que " as pessoas iam apagar dos cartazes o preservativo " .
Odete Belo , que a Lusa ( tentar ) contactar várias vezes sem sucesso , disse que " os jovens têm que se deitar cedo e não andar para aí a ter sexo livremente " .
A postura da ministra ( ser ) já fortemente criticada , inclusive pelo secretário - geral do seu partido , Fretilin , Mari Alkatiri , que ( dizer ) à Lusa que a ordem " não é racional " .
" Não ( ser ) só contraproducente para o combate à SIDA , mas não ( ser ) racional . Em todo o mundo já se ( provar ) que isto não ( funcionar ) assim . Cada um ( poder ) ter as suas convicções religiosas . Isso educa - se em casa . Mas a posição do Estado é a posição do Estado " , disse .
O FNUAP ( recordar ) que " a forma mais eficaz de prevenir a transmissão sexual do HIV é usar um preservativo , correta e consistentemente " .
" Os preservativos , tanto masculinos como femininos , ( ser ) um componente crítico numa abordagem abrangente e sustentável para a prevenção do HIV e outras infeções sexualmente transmissíveis " , ( sublinhar ) .
Apesar de algumas melhorias nos últimos anos , as questões sexuais ( ser ) ainda um assunto quase tabu em Timor - Leste , onde as tradições e a religião ( travar ) muitas das ações de prevenção , como saúde sexual ou até a distribuição de métodos de proteção , como preservativos .
A própria Comissão Nacional de Luta Contra a SIDA ( CNCS ) , liderada até recentemente por um pastor protestante , é acusada de políticas desadequadas , não promovendo o uso de preservativos por toda a população , visando apenas populações consideradas de risco ou doentes já seropositivos .
Posturas conservadoras ( levar ) a que muitos jovens não ( ter ) sequer a mínima informação sobre saúde sexual e que muitas mulheres ( ter ) de procurar de forma escondida acesso a métodos de contraceção .
A crescente mobilidade económica da população ( implicar ) que o acesso a trabalhadores sexuais , tanto em Timor - Leste como no estrangeiro , ( fazer ) aumentar os riscos de DST .
Jovens , muitas vezes , ( admitir ) não ter conhecimentos sobre reprodução - - ( saber ) que estão grávidas numa fase avançada da gravidez - , com o poder masculino dominante na sociedade a `obrigar` muitas vezes a mulher a ter relações sem qualquer proteção .
O estudo referido pela FNUAP ( mostrar ) que Timor - Leste está a ver nascer uma " epidemia " de doenças sexualmente transmissíveis , especialmente HIV e sífilis , mas ( haver ) ainda " uma janela de oportunidade " para , com políticas adequadas , mitigar e controlar a sua progressão .
Os dados ( mostrar ) um " forte aumento " na prevalência tanto de HIV como de sífilis , devido a um aumento no comportamento de risco das populações alvo analisadas .

Lusa , 1 de dezembro de 2020 ( texto com supressões )