Explicação
As células-tronco embrionárias são extraídas do blastocisto, estágio inicial de desenvolvimento do embrião entre 3-5 dias após a fecundação.
Podem ser considerads Totipotentes ou Pluripotentes. As células-tronco totipotentes geram tecidos extraembrionários e podem se diferenciar em todos os tecidos do corpo humano, incluindo a placenta e os anexos embrionários, por exemplo o zigoto. Já as células-tronco pluripotentes são especializadas em gerar células dos três folhetos embrionários (ectoderma, mesoderma e endoderma), podendo se transformar em quase todos os tecidos do corpo.
1º passo antes da extração, investigação e aplicação de células-tronco embrionárias ou adultas é a aprovação por um comitê de ética e todos os procedimentos e extrações devem seguir as leis de uso e ética vinculadas ao Artigo 5º da Lei de Biossegurança (Lei 11.105/2005).
São encontradas na principalmente na médula óssea, tecido adiposo e no cordão umbilical. Diferentemente das células-tronco embrionárias, as adultas têm uma capacidade de diferenciação mais limitada, podendo se transformar em células específicas de um determinado tecido ou órgão.
Podem ser usadas para tratar doenças como câncer, diabetes, doenças genéticas, lesões de medula espinhal, demências, doenças auto-imunes.
Em relação ao potencial celular, as células-tronco adultas podem se diferenciar em células específicas, como osteócitos, condrócitos e adipócitos. As células-tronco adultas podem ser usadas para reparar tecidos danificados ou doentes e as células-tronco adultas têm um grande potencial para terapias regenerativas, como a regeneração de tecidos e órgãos.
As células extraídas são processadas para isolar as células-tronco adultas. Em seguida, ocorre a introdução de um vetor viral nas células. Isso é uma técnica comum para reprogramar células adultas em células-tronco pluripotentes induzidas (iPSCs).
Essas células são então expandidas em grandes quantidades em placas de cultura. Sob condições controladas, essas células-tronco pluripotentes são induzidas a se diferenciar em diversos tipos de células especializadas, como neurônios, células musculares e outros tipos celulares.
Adquire-se células-tronco embrionárias através da fertilização in vitro de um embrião, realizado em laborátorio.
Parabéns por ter concluído o jogo. Agora você conhece um pouco mais sobre uso de células-tronco embrionárias e adultas na ciência, bem como as implicações éticas de cada uma delas.