Apresentação sobre Pitágoras e o seu Teorema.
Biografia Pitágoras nasceu na ilha grega de Samos, na costa jônica, em 570 aC. Estudei matemática, astronomia, música, literatura e filosofia em sua cidade natal. Foi orientado para a cidade grega de Mileto por dois grandes filósofos pré-socráticos: Thales of Miletus. No entanto, suas idéias revolucionárias param o tempo ou aumentam para serem perseguidas. Nessa época, ele se mudou para Crotona (sul da Itália), uma região formada como Magna Grécia. Foi ali quem fundou uma escola de caráter místico-filosófico que criou como "Escola Pitagórica". Enquanto isso, ele foi perseguido noviamente, deixando Croton e partindo para O Egito, voou para ou observou as pirâmides, cryou ou o Teorema de Pitágoras. O filósofo morreu em Metaponto, na região da Itália, em 490 aC, por cerca de 80 anos.
Vida e obra Segundo Pitágoras, os números são a base da vida na terra. A partir dessa primícia, surge o Pitagorismo (ou Escola Pitagórica), sendo os pitagóricos seus seguidores, dos quais se destacam: Temistocleia, Filolau de Crotona, Arquitas de Tarento, Alcmeão e Melissa. Na escola, ele ministrou aulas nas áreas da matemática (aritmética e geometria), astronomia, música, filosofia, política, religião e moral. Segundo o matemático grego, os números representavam a harmonia e a ordem, ou seja, eram considerados a essência de todas as coisas. Essa teoria de Pitágoras surgiu da observação entre a harmonia dos acordes musicais. Os pitagóricos acreditavam que essa conceção não era meramente matemática, mas também mística e espiritual. Nesse sentido, eles desenvolveram uma conceção espiritual da existência humana, onde a alma é libertada do corpo após a morte ou seja, eles acreditavam na reencarnação e no desenvolvimento das virtudes humanas enquanto a alma estava aprisionada ao corpo durante a vida. Como resultado, os homens poderiam reencarnar numa forma de existência mais elevada, conforme as virtudes conquistadas durante a trajetória terrena. Além do famoso "Teorema de Pitágoras", os pitagóricos descobriram os números figurados e os números perfeitos.
Descrição do Teorema de Pitágoras Um dos dois teoremas mais importantes da geometria é o teorema de Pitágoras. É representada pela fórmula (c² = a² + b²), sendo sua afirmação descrita da seguinte maneira: “Nenhum triângulo triângulo, composto por um ângulo interno de 90 ° (ângulo de desafio), para dois quadrados de seis pernas corresponde ao quadrado de sua hipotenusa . "Esta fórmula é válida para calcular ou dimensionar dois triângulos triangulares e o número de aplicações, especialmente em construções gerais.
4
Algumas formas de provar o Teorema de Pitágoras
O vídeo ao lado dá algumas algumas demonstrações de como provar o Teorema de Pitágoras.
5
Teorema de Pitágoras aplicado no dia-a-dia
Este vídeo mostra como o Teorema de Pitágoras é aplicado nas situações do dia-a-dia.
6
Pitágoras e a Música - Donald no País da Matemágica
Pitágoras e a Música - Donald no País da MatemágicaPitágoras e a Música é um trecho do curta Donald no País da Matemágica ("Donald in Mathmagic Land") de 27 minutos que estrela o Pato Donald, foi lançados nos EUA em 26 de junho de 1959, dirigido por Hamilton Luske.
Tornou-se um dos mais populares filmes educativos já feitos pela Disney.
Em 1959, foi indicado ao Óscar como Melhor Curta-documentário.
Frases de PitágorasSegue abaixo algumas frases de Pitágoras que resumem sua filosofia:- “O universo é uma harmonia de contrários.”
- “A Evolução é a Lei da Vida, o Número é a Lei do Universo, a Unidade é a Lei de Deus.”
- “A matemática é o alfabeto com o qual Deus escreveu o universo.”
- “Observa o teu culto à família e cumpre teus deveres para com teu pai, tua mãe e todos os teus parentes. Educa as crianças e não precisarás castigar os homens.”
- “O filósofo não é dono da verdade, nem detém todo conhecimento do mundo. Ele é apenas uma pessoa que é amiga do saber.”
- “Os animais dividem connosco o privilégio de ter uma alma.”
|