Icon Crear Crear

Escolha a opção correta de acordo com o texto que acabou de ler.

Test

Verdadeiro ou Falso

Descarga la versión para jugar en papel

2 veces realizada

Creada por

Timor Oriental

Top 10 resultados

Todavía no hay resultados para este juego. ¡Sé el primero en aparecer en el ranking! para identificarte.
Crea tu propio juego gratis desde nuestro creador de juegos
Compite contra tus amigos para ver quien consigue la mejor puntuación en esta actividad

Top juegos

  1. tiempo
    puntuacion
  1. tiempo
    puntuacion
tiempo
puntuacion
tiempo
puntuacion
 
game-icon

Escolha a opção correta de acordo com o texto que acabou de ler.Versión en línea

Verdadeiro ou Falso

por E. R.
1

As crianças de Timor-Leste, como António e Felisbela, passam a maior parte do tempo a brincar e a estudar.

2

Cerca de 43 mil crianças nunca frequentaram a escola em Timor-Leste, de acordo com os relatórios de 2019.

3

A maioria dos pais de crianças que trabalham nas ruas preocupa-se quando os filhos não regressam a casa no horário esperado.

4

A Constituição de Timor-Leste reconhece o direito das crianças a proteção especial por parte da família, da comunidade e do Estado.

5

A Igreja Católica desempenha um papel importante na proteção das crianças em Timor-Leste, principalmente através da preparação para a primeira comunhão.

6

A nova lei aprovada em 2023 protege apenas crianças até aos 18 anos.

7

O estudo da Comissão Nacional contra o Trabalho Infantil concluiu que cerca de 52 mil crianças timorenses, entre 5 e 17 anos, estão em situação de trabalho infantil.

8

A nova legislação aprovada prevê que o Estado possa intervir nos casos em que os pais abandonem os filhos, encaminhando-os para instituições de acolhimento ou outras famílias.

Explicação

"No país, milhares de meninos e meninas são obrigados pelos próprios pais, diariamente, a trocar a escola pelas ruas para vender o que quer que seja, de frutas a objetos aleatórios."

"Em 2019, relatórios sobre o trabalho infantil divulgados pelo Governo revelaram que cerca de 43 mil crianças nunca frequentaram a escola."

"A deputada Maria Gorumali Barreto, presidente da comissão F, que trata dos assuntos de saúde, segurança e igualdade de género, observou que o problema mais grave é o facto de os pais, que deveriam ser responsáveis, não darem a mínima atenção para os filhos. “Quando os filhos menores saem de casa e demoram a voltar, os pais não se preocupam nem tentam saber se está tudo bem com eles”.

"A presidente realçou ainda que a Constituição Democrática de Timor-Leste (CRDTL) reconhece à criança, “o direito à proteção especial por parte da família, da comunidade e do Estado, particularmente contra todas as formas de abandono, discriminação, violência, opressão, abuso sexual e exploração”.

“A instituição apoia as crianças em qualquer situação, mas a família é a base de tudo. A Igreja apenas reúne as crianças no momento da preparação para receber a primeira comunhão, o que é importante para as formar espiritualmente e lhes ensinar sobre amor e fé”

"Em março deste ano, o Parlamento Nacional aprovou uma legislação específica (lei nº6/2023) centrada na proteção de crianças e jovens em perigo “e sensível às suas necessidades”. De acordo com a lei, corre risco a pessoa até 21 anos que, entre outras situações"

"Em situação parecida com a de António, Felisbela e os dois irmãos estão aproximadamente outras 52 mil crianças timorenses (entre 5 e 17 anos). Os dados são de um estudo da Comissão Nacional contra o Trabalho Infantil (CNTI), que fez o levantamento do número de crianças trabalhadoras em Timor-Leste, de 2016 a 2022."

"A lei prevê também que o Estado intervenha nos casos em que for confirmado o abandono dos cuidados dos filhos por parte dos seus responsáveis, encaminhando as crianças e jovens para instituições de acolhimento ou mesmo outras famílias."

educaplay suscripción