Icon Crear Crear

«Auto da Barca do Inferno»: personagens e intenção crítica

Completar frases

Completa o texto lacunar com as palavras-chave indicadas sobre as personagens e a intenção crítica do autor.

Descarga la versión para jugar en papel

Edad recomendada: 15 años
2 veces realizada

Creada por

Angola

Top 10 resultados

  1. 1
    12:31
    tiempo
    79
    puntuacion
¿Quieres aparecer en el Top 10 de este juego? para identificarte.
Crea tu propio juego gratis desde nuestro creador de juegos
Compite contra tus amigos para ver quien consigue la mejor puntuación en esta actividad

Top juegos

  1. tiempo
    puntuacion
  1. tiempo
    puntuacion
tiempo
puntuacion
tiempo
puntuacion
 
game-icon

Completar frases

«Auto da Barca do Inferno»: personagens e intenção críticaVersión en línea

Completa o texto lacunar com as palavras-chave indicadas sobre as personagens e a intenção crítica do autor.

por Maria
1

eleitos alegoria irónico Bem passageiros condenados assertivo destino Anjo afável Diabo

O ( do Mal ) é , jocoso e está feliz por ter muitos . É implacável no final dos .
O ( alegoria do ) é nas suas condenações e para com os .

2

tirania vícios Fidalgo privilégios pajem nobreza símbolos pecados manto social cadeira Inferno povo

O D . Anrique representa os e os da . O que enverga e a de espaldas são do seu estatuto , do luxo e dos que teve em vida . Já o , que carrega a cadeira , simboliza a de que o é vítima : serão estes os motivos da sua condenação ao .

3

necessitadas usura burguesia empréstimos Onzeneiro bolsão Inferno apego escrúpulos onzena dinheiro pecados

O , um membro da , representa aqueles que , sem , enriqueciam praticando a . Aproveitavam - se das pessoas que , sem outra alternativa , recorriam a , cobrando - lhes juros elevadíssimos ( a , um juro de 11% ) . O que traz consigo simboliza a ganância e o desmesurado ao , que o condenam ao .

4

ingenuidade pecados lúdica pobres Joane Parvo adereços cómico cais

O ( tolo ) caracteriza - se pela e simplicidade , representando os de espírito . Desempenha uma função essencialmente , comentando os de outras personagens que chegam ao e , deste modo , acrescentando às cenas seguintes . Não traz quaisquer .

5

ofício pecados falsa rituais defesa igreja povo desonestidade Sapateiro Paraíso ofício explorar formas

O Joanantão representa a classe profissional dos artesãos e a sua , denunciando aqueles que exploram o com o seu . Além disso , expõe a religiosidade , ou seja , a crença de que basta frequentar a e praticar os seus para garantir um lugar no , argumentos usados em sua . O avental e as simbolizam o de sapateiro e os associados a este ofício , visto que foram usados para os clientes .

6

hábito casco religião clero espiritual Florença espada Frade mundana celibato imorais esgrime nobreza deveres

O Frei Gabriel representa o , simbolizado pelo que veste , expondo os seus comportamentos e devassos . Comporta - se como um membro da ( canta , dança , ) , ignorando os seus de homem da Igreja , principalmente o voto de , cuja quebra é simbolizada pela moça . Já a , o broquel e o remetem para a dimensão da personagem , que contrasta com as regras da , a dimensão que representa .

7

Alcoviteira mentir crítica prostituição movediça feitiços símbolos clero jovens postiços furtos prostituição raparigas casamenteiras roubo clientes mulheres feitiçaria

A Brísida Vaz representa a classe das , mulheres que arranjavam casamentos para desfavorecidas e as conduziam para a . Como era frequente estas prestarem serviços aos membros do , esta personagem contribui também para alargar a a esta classe . Os cénicos que traz consigo estão ligados à , atividade a que também se associam o aos , o logro e a . Na sua casa , encontram - se 600 virgos , 3 arcas de , 3 armários de , 5 cofres de enleios , , joias , guarda - roupa , além das que vendia .


8

antissemita suborno Diabo XVI denuncia judaica censura bode abandonar cristãos desrespeitava dinheiro Judeu

O representa a mentalidade que caracterizava o século , ou seja , o modo como a sociedade da época via os judeus . Através desta personagem , Gil Vicente o fanatismo religioso deste grupo , que , apesar de tentar integrar - se , os rituais , recusando - se a abandonar a sua . Além disso , o seu apego ao , evidente na sua tentativa de do . O Judeu traz consigo um , símbolo da religião , que recusa .

9

cénicos lei corrupção corruptos magistratura Justiça processos suborno Corregedor judicial livros influenciável vara Procurador religiosidade corrupto

O e o ( os magistrados ) representam o aparelho , ou seja , o modo como os seus funcionários aplicavam a . Gil Vicente denuncia a e a parcialidade desta aplicação , revelando práticas de e roubo . Além disso , a falsa destas figuras da é também criticada . Os símbolos são os e a do Corregedor e os jurídicos do Procurador . Estes instrumentos deveriam estar ao serviço de uma aplicação justa da , mas asseguravam apenas o caráter e dessa aplicação .

10

Enforcado crimes influenciáveis Garcia enforcamento baraço crimes poder condenados manipulam pescoço

O representa aqueles que cometeram e foram . Além disso , denuncia o modo como pessoas como Moniz , detentoras de algum , e enganam pessoas . Por fim , o que traz ao simboliza os cometidos e a sua condenação por .

11

Anjo luta Cruzadas espada Cristianismo Paraíso entrada Cavaleiros

Os ( mártires do ) , que encerram a peça , representam os cavaleiros das . A Cruz de Cristo , a e o escudo , que trazem consigo , simbolizam a pela expansão da cristã , que será o motivo da sua direta na barca do , para , de seguida , irem para o .

educaplay suscripción