(IFCE) Ao longo do século XIX e início do século XX, o Nacionalismo constituiu-se numa grande força política capaz de mobilizar povos na luta pela unidade territorial e pela afirmação de valores e tradições nacionais. Qual desses movimentos nacionalistas NÃO fez parte do contexto de disputas imperialistas que antecederam a I Guerra Mundial?
1
(IFCE) Ao longo do século XIX e início do século XX, o Nacionalismo constituiu-se numa grande força política capaz de mobilizar povos na luta pela unidade territorial e pela afirmação de valores e tradições nacionais. Qual desses movimentos nacionalistas NÃO fez parte do contexto de disputas imperialistas que antecederam a I Guerra Mundial?
a
a) O revanchismo francês – provocado pela derrota na Guerra Franco-Prussiana, alimentava o nacionalismo militarista dos franceses aliado ao ódio contra os alemães.
b
b) O pan-eslavismo russo – advém do dever assumido pelo governo russo de proteger os povos eslavos do domínio do império Austro-Húngaro e Turco-Otomano, que tinham domínios nos Bálcãs.
c
c) O expansionismo sérvio – adotado após a independência da Sérvia, em 1878, que pretendia aumentar o seu território, reivindicando a província da Bósnia-Herzegovina, então em poder do Império Austro-Húngaro.
d
d) O movimento sionista – tinha por objetivo estabelecer uma comunidade autônoma de judeus na Palestina, berço do judaísmo, mas já ocupada por árabes-palestinos.
2
A unificação política da Alemanha (1870-1871) teve como consequências:
a
a) a ruptura do equilíbrio europeu, o revanchismo francês, a revolução industrial alemã e política de alianças.
b
b) enfraquecimento da Alemanha e miséria de grande parte dos habitantes do sul, responsável pela onda migratória do final do século XIX.
c
c) a anexação da Alsácia e Lorena, o empobrecimento do Zollverein e retração do capitalismo.
d
d) corrida colonial, revanchismo francês, o enfraquecimento do Reich e anexação da Áustria.
3
O contexto europeu do final do século XIX e início do XX relaciona-se à eclosão da Primeira Guerra Mundial porque
a
a) a Primeira Revolução Industrial desencadeou uma disputa, entre os países europeus, por fontes de carvão e ferro e por consumidores dos excedentes europeus.
b
b) a unificação da Itália rompeu o equilíbrio europeu, pois fez emergir uma nova potência industrial, rival da Grã-Bretanha e do Império Austríaco.
c
c) o revanchismo alemão, devido à derrota na Guerra Franco-Prussiana, fez a Alemanha desenvolver uma política militarista e expansionista.
d
d) a corrida imperialista, com o estabelecimento de colônias e áreas de influência na África e na Ásia, aumentou as rivalidades entre os países europeus.
4
O equilíbrio da ordem política internacional entre as nações europeias, rompido com a eclosão da Primeira Guerra Mundial (1914 - 1918), fundamentava-se no(a)
a
a) fim da política de compensações territoriais praticada pelas nações imperialistas em seu processo de expansão mundial.
b
b) enfraquecimento do nacionalismo em virtude da ascensão das democracias liberais nos países europeus.
c
c) sistema de alianças que agrupavam as potências europeias em dois blocos políticos, a Tríplice Aliança e a Tríplice Entende.
d
d) autoridade política da Liga das Nações em arbitrar os conflitos internacionais e situações de beligerância entre seus países membros.
5
"O clima internacional na Europa era carregado de antagonismos que se expressavam na formação de alianças secretas e de sistemas de alianças, tornando a ameaça de uma guerra inevitável. O desenvolvimento desigual dos países capitalistas, a partir do século XIX, levara países que chegaram tarde à competição internacional, como a Alemanha, a reivindicarem uma redivisão do território econômico mundial. Cada vez mais aumentou a rivalidade pela luta por mercados consumidores de produtos industriais, pela aquisição de matérias-primas fundamentais e por áreas de investimento." AQUINO, Rubim Leão de et al. "História das sociedades: da Moderna à Contemporânea". Rio de Janeiro: Record, 2000. No sistema de alianças, às vésperas da I Guerra Mundial, estavam a Tríplice Aliança e a Tríplice Entente, compostas, respectivamente, pelos seguintes Estados-nações:
a
a) Alemanha, Áustria-Hungria e Rússia e, na defesa de interesses antagônicos, Inglaterra, Itália e França.
b
b) Alemanha, Áustria-Hungria e Itália e, na defesa de interesses antagônicos, Inglaterra, França e Rússia.
c
c) Alemanha, Rússia e Itália e, na defesa de interesses antagônicos, Inglaterra, Áustria-Hungria e França.
d
d) Alemanha, Áustria-Hungria e Inglaterra e, na defesa de interesses antagônicos, Itália, França e Rússia.
6
Segundo o historiador Eric J. Hobsbawn, a discussão sobre a gênese da Primeira Guerra Mundial tem sido ininterrupta desde agosto de 1914. A questão permaneceu viva porque o problema das origens das guerras mundiais infelizmente tem se recusado a desaparecer desde 1914. De fato, em nenhum outro ponto a vinculação entre as preocupações passadas e presentes é mais evidente que na história da Era dos Impérios. Assinale a alternativa que apresenta as causas da I Guerra Mundial.
a
a) A crise do Marrocos, o Pan-eslavismo russo, a ascensão de Lênin, a partilha da África e da Ásia, e o surgimento da Liga das Nações.
b
b) A ascensão militar dos EUA, o fascismo, o desemprego, a partilha da África, o neocolonialismo e o desmembramento da Tchecoslováquia.
c
c) O Anschluss, a Política de apaziguamento, a crise da Etiópia, a formação do Eixo, a Conferência de Versalhes.
d
d) O imperialismo, o rompimento do equilíbrio europeu, o nacionalismo, a política das alianças, as questões balcânicas, o incidente de Sarajevo.
7
No interior do sistema de alianças que caracterizava a diplomacia dos conflitos entre as potências imperialistas no começo do século XX, a Inglaterra abandonou a política do "esplêndido isolamento" da era vitoriana (1837-1901), consolidando, através da Tríplice Entente, de 1907, sua aproximação com
a
a) a Itália e a França.
b
b) a Rússia e a Áustria.
c
c) os Estados Unidos e a Rússia.
d
d) a França e a Rússia.
8
Sobre a unificação da Itália (1870) e da Alemanha (1871), analise as afirmativas abaixo: I - Os movimentos liberais, que nesses países assumiram um aspecto fortemente nacionalista, tiveram importante participação no processo de unificação. II - A ausência de guerras ou revoltas marcou a unificação italiana e alemã. III - O processo de unificação acelerou o desenvolvimento do capitalismo na Alemanha e na Itália, o que resultou em disputas que desembocaram na Primeira Guerra Mundial. _-_-_-_Assinale a alternativa correta.
a
a) Apenas a afirmativa II é verdadeira.
b
b) Apenas a afirmativa III é verdadeira.
c
c) Apenas as afirmativas I e II são verdadeiras.
d
d) Apenas as afirmativas I e III são verdadeiras.
9
(Unesp) A Primeira Guerra Mundial (1914-1918) resultou de uma alteração da ordem institucional vigente em longo período do século XIX. Entre os motivos desta alteração, destacam-se
a
a) a divisão do mundo em dois blocos ideologicamente antagônicos e a constituição de países industrializados na América.
b
b) a desestabilização da sociedade européia com a emergência do socialismo e a constituição de governos fascistas nos países europeus.
c
c) o domínio econômico dos mercados do continente europeu pela Inglaterra e o cerco da Rússia pelo capitalismo.
d
d) a unificação da Alemanha e os conflitos entre as potências suscitados pela anexação de áreas coloniais na Ásia e na África.
10
Sobre o imperialismo do século XIX são feitas as afirmações abaixo. I- Constituiu uma marca do capitalismo em sua etapa monopolista financeira. II- Esteve associado à disputa entre as nações industriais por mercados consumidores. III- Estimulou a política econômica mercantilista dos estados absolutistas. IV- Manteve acesa a crença da superioridade européia em relação aos povos colonizados. V- Contribuiu decisivamente nas rivalidades que geraram a Primeira Guerra Mundial. _-_-_-_-_ Quais estão corretas?
a
a) Apenas I, II, III e IV.
b
b) Apenas I, II, IV e V.
c
c) Apenas I, II, III e V.
d
d) Apenas I, III, IV e V.