Breve informação sobre o Euro.
EuroUm dos maiores símbolos da União Europeia (UE) é a sua moeda, cujo nome advém das quatro primeiras letras da palavra Europa.A 1 de janeiro de 2002, as notas e moedas de euro entraram em circulação em 12 países UE, incluindo Portugal. Em 2021, o euro é utilizado por 19 países que compõem a UE.
Para além dos 19 países da UE, utiliza também o euro: Andorra, Mónaco, San Marino, Vaticano, Montenegro e Kosovo.
MoedasA série de moedas de euro é constituída por oito denominações diferentes: 1, 2, 5, 10, 20 e 50 cêntimos, 1 e 2 euros.
Todas as moedas de euro têm uma face europeia comum e uma face nacional.
A face nacional identifica o país emitente.As faces comuns das moedas foram desenhadas por Luc Luycx, da casa da moeda belga.Exibem representações da União Europeia (UE) ou da Europa e simbolizam a unidade da UE.
As moedas de 1, 2 e 5 cêntimos apresentam a Europa em relação à África e à Ásia num globo.
NotasAs notas – inspiradas nos
estilos arquitetónicos que caracterizam
sete períodos da história da cultura
europeia – são idênticas em todos os
países da área do euro. Existem duas séries de notas de euro: - A primeira série é constituída por sete denominações: 5, 10, 20, 50, 100, 200 e 500 euros.
- A segunda série – a série “Europa” – é composta por seis denominações. A nota de 500 euros não foi incluída na série “Europa” e deixou de ser emitida em 27 de abril de 2019.
- As notas da primeira série, introduzida em 2002, estão a ser substituídas de forma gradual pelas notas da série “Europa”.
- A segunda série de notas de euro é designada “Europa”, porque dois dos seus elementos de segurança incluem um retrato de Europa, figura mitológica grega, cuja imagem foi retirada de um vaso pertencente à coleção do Museu do Louvre, em Paris.
Hino da União Europeia
"O Hino da Alegria" ou "Ode à
Alegria" é o nome do poema escrito
por Friedrich Schiller, em 1785, e cantado no quarto movimento
da 9.ª sinfonia de Ludwig van Beethoven.
Trabalho elaborado por:Eli Bento
|