Crear actividad
Jugar Relacionar Columnas

Técnica de impregnação por nitrato de prata (Fontana-Tribondeau) para identificação de Treponema pallidum em microscopia de luz comum.

Meio de cultura usado para Enterobactérias, seletivo para gram negativas e indicador de bactérias que fermentam lactose.

A síndrome do choque tóxico (SCT) é causada por cepas de Staphylococcus aureus e Streptococcus pyogenes produtoras de exotoxina. Embora classicamente descrita como ocorrendo com o uso de tampões, a síndrome do choque tóxico pode ocorrer após muitas infecções de tecidos moles por estreptococos ou estafilococos.

Usa-se anticorpos marcados com fluorocromos específicos contra antígenos da superfície da bactéria. É o caso do agente causador de sífilis que pertence aos espiroquetídeos e não responde bem a coloração de gram.

Hemólise do tipo beta, completa onde tanto estafilococos e estreptococos liberam toxinas (fatores de virulência) que provocam lise das hemácias em meio de cultura ágar sangue.

Bactéria gram positiva, participante da microbiota da pele que na prova da catalase é positiva.

Causada por Treponema pallidum, essa doença de 4 estágios acomete no segundo estágio a pele, promovendo várias lesões cutâneas.

Bacilo gram negativo que apresenta 3 antígenos importantes para sua classificação: O, H e K. Uma cepa muito patogênica seria a O157:H7

Bactéria na forma de diplococos, encontrada em geral dentro de neutrófilos, causador de uma doença sexualmente transmissível, a gonorreia.