PODER
OS 3 ELEMENTOS DO ESTADO
NICOLAU MAQUIAVEL
BUROCRACIA
POLÍTICA
THOMAS HOBBES
ESTADO
THOMAS MORUS
JONH LOCK
KARL MARX O PODER É DA BURGUESIA VISÃO VERTICAL
É definido geralmente, como a habilidade de impor a sua vontade sobre os outros mesmo se estes resistirem de alguma maneira Em nossa relação cotidiana, percebemos varias dessas relações dos pais sobre os filhos, do professores sobre o aluno, da policia sobre o cidadão comum, do patrão sobre o empregado
produziu nas pessoas um tipo de poder que ainda hoje se manifesta das mais variadas formas. Este tipo de poder se encaixa no conceito weberiano de DOMINAÇÃO CARISMÁTICA
É a arte ou ciência da organização, direção e administração de nações ou Estados;
É organizaÇÃO política, social e juridica de um território (próprio ou não) definido onde, normalmente, a lei máxima é uma constituição escrita. Essa palavra foi criada por Maquiavel em seu livro “O Príncipe”. É, geralmente, dirigido por um governo que possui soberania reconhecida tanto interna como externamente.
MAX WEBER (1864-1920) - aponta a existência de três tipos de dominação legítima, são elas: A) DOMINAÇÃO TRADICIONAL; B) DOMINAÇÃO CARISMÁTICA; C) DOMINAÇÃO LEGAL.
MICHEL FOUCAULT (1926 1984), filósofo francês, Livro: “ MICROFÍSICA DO PODER ”.
Povo ( + cultura = nação) – dimensão humana Território – dimensão geográfica Soberania – dimensão política
Tem a função de organizar racionalmente um espaço, um grupo, uma sociedade e um Estado. Deste modo ELA se transforma em um instrumento de poder, no qual, para que uma pessoa ou instituição faça algo, ela precisa se enquadrar nas exigências DELA.