Crear juego
Jugar Test
1. 
O Restaurante “Bem Comer” vai participar num concurso gastronómico, levando três pratos. Os três pratos candidatos foram votados por 1650 pessoas. O bacalhau obteve 52% dos votos, o rolo de carne 48% e o marisco 42% . Ao aplicar o Método de Votação por Aprovação o prato vencedor foi:
A.
Empate entre o Bacalhau e o Rolo de Carne
B.
Rolo de Carne
C.
Bacalhau
D.
Marisco na Cataplana
2. 
A associação de estudantes de uma escola Secundária vai a eleições. Foram apresentadas quatro listas: A, B, C e D. Numa sondagem efetuada pelos alunos da disciplina de MACS, aos 650 alunos sobre o sentido de voto, obtiveram-se os resultados apresentados. A Lista A é a vencedora pelo Método:
A.
Contagem de Borda
B.
Maioria Absoluta
C.
Maioria Simples
D.
Duas Voltas
3. 
A avó Rita deixou de herança aos seus 3 netos, Luís, Pedro e João, uma casa no campo, um automóvel e um terreno. Cada herdeiro efetuou as suas licitações de acordo com a tabela apresentada. Aplicando o Método das Licitações Secretas a parte atribuída a cada um dos herdeiros foi:
A.
Luís: Casa de Campo; Pedro: Automóvel; João: Terreno
B.
Luís: Terreno; Pedro: Casa; João: Automóvel
C.
Luís: Automóvel; Pedro: Terreno; João: Casa
D.
Luís: Casa de Campo; Pedro: Terreno; João: Automóvel
4. 
O método de votação recomendado para a situação: “A Mariana vai ter um filho e tem duas possibilidades de escolha para o nome. Toda a família irá votar para decidir o nome do bebé.” é:
A.
Método da Contagem de Borda
B.
Método da Maioria Absoluta
C.
Método de Hare
D.
Método da Maioria Simples
5. 
Numa Assembleia de Freguesia, apuraram-se os resultados apresentados. Os 5 partidos concorreram aos 11 lugares da Assembleia, em que cada lugar corresponde a um mandato. Para que um dos partidos tenha mais de 50% dos votos é necessária uma coligação entre dois partidos. Uma coligação possível é:
A.
A e B
B.
C e D
C.
A e D
D.
D e E
6. 
Na partilha equilibrada livre de inveja:
A.
cada pessoa considera que recebeu uma parte menos valiosa que a dos outros.
B.
a pessoa que divide fica sempre com a parte mais valiosa.
C.
cada pessoa considera que recebeu uma parte igual à dos outros.
D.
cada pessoa considera que recebeu uma parte tão ou mais valiosa que a dos outros
7. 
Num grupo de 80 jovens foi realizada uma votação para determinar a profissão que gostariam de ter. Obtiveram-se os resultados que se seguem: Futebolista: 12 ; Professor: 14 ; Médico: 8 ; Engenheiro informático: 20 ; Jornalista: 20% Quantos jovens escolheram Jornalista como profissão?
A.
20
B.
16
C.
160
D.
6
8. 
Num grupo de 80 jovens foi realizada uma votação para determinar a profissão que gostariam de ter. Obtiveram-se os resultados da tabela. Quantos jovens não manifestaram qualquer preferência?
A.
10
B.
0
C.
15
D.
20
9. 
Considere a tabela, que resulta da eleição para a presidência do clube de Futebol “Os Valentes”. Considerando apenas a primeira preferência, quem vence a eleição?
A.
Damião
B.
Castro
C.
Bento
D.
O Almeida
10. 
Considere a tabela, que resulta da eleição para a presidência do clube de Futebol “Os Valentes”. Considerando apenas a primeira preferência, a percentagem de quem vence a eleição é:
A.
43,2%
B.
21,3%
C.
41,3%
D.
49,5%
11. 
Numa eleição registaram-se os votos registados na tabela. No confronto entre A e B, qual é o candidato preferido pelos votantes?
A.
B
B.
A
C.
Ambos são preferidos
D.
Nenhum
12. 
No algoritmo Tu cortas/Eu escolho:
A.
um indivíduo sem interesse no processo divide e um interveniente selecionado ao acaso escolhe.
B.
um indivíduo sem interesse no processo divide e escolhe.
C.
um interveniente, selecionado ao acaso, divide em duas partes iguais e escolhe.
D.
um interveniente, selecionado ao acaso, divide em duas partes iguais e o outro escolhe.
13. 
No método do ajuste na partilha, o interveniente com mais pontos é o chamado vencedor inicial, sendo o outro o perdedor inicial. Para cada um dos itens atribuídos ao vencedor inicial, determina-se o seguinte quociente:
A.
B.
C.
D.
Nenhuma das opções
14. 
Segundo o método de Hondt, o número de votos apurados por cada partido....
A.
é dividido, sucessivamente por 1, 3 , 5, etc , sendo os quocientes alinhados, pela ordem decrescente da sua grandeza, numa série de tantos termos quantos os mandatos em disputa.
B.
é dividido, sucessivamente por 1, 2, 3 , etc , sendo os quocientes alinhados, pela ordem decrescente da sua grandeza, numa série de tantos termos quantos os mandatos em disputa.
C.
é multiplicado, sucessivamente por 1, 2, 3 , etc , sendo os quocientes alinhados, pela ordem crescente da sua grandeza, numa série de tantos termos quantos os mandatos em disputa.
D.
é multiplicado, sucessivamente por 1, 3, 5, etc , sendo os quocientes alinhados, pela ordem decrescente da sua grandeza, numa série de tantos termos quantos os mandatos em disputa.
15. 
No método do ajuste na partilha
A.
É um método de divisão justa e livre de inveja e aplica-se a bens do tipo discreto e quando estão envolvidos apenas dois intervenientes.
B.
É um método de divisão justa e livre de inveja e aplica-se a bens do tipo discreto e quando estão envolvidos mais de dois intervenientes.
C.
É um método de divisão justa e aplica-se a bens do tipo discreto e quando estão envolvidos menos de dois intervenientes.
D.
É um método de divisão justa e aplica-se a bens do tipo discreto e quando estão envolvidos muitos intervenientes.