Crear actividad
Jugar Completar texto
Fernando Pessoa é um dos maiores ____________________ ( 1 ) da literatura portuguesa , mundialmente conhecido . A sua poesia acabou por ser decisiva na evolução de toda a produção poética portuguesa do século XX . É um poeta universal , na medida em que nos foi dando uma visão , simultaneamente , múltipla e unitária da vida . É precisamente nesta tentativa de olhar o mundo de uma forma múltipla que reside uma explicação plausível para ter criado os célebres ____________________ ( 2 ) - Alberto Caeiro , Álvaro de Campos e Ricardo Reis .
Fernando Pessoa nasceu em ____________________ ( 3 ) em 1888 e aos sete anos partiu para a África do Sul com a sua mãe e o ____________________ ( 4 ) , que foi cônsul em Durban . Aqui fez os estudos secundários , obtendo resultados brilhantes . Em fins de 1903 faz o exame de admissão à Universidade do Cabo . Com esta idade ( 15 anos ) é já ____________________ ( 5 ) a variedade das suas leituras literárias e filosóficas . Em 1905 regressa definitivamente a Portugal . No ano seguinte matricula - se , em Lisboa , no Curso Superior de Letras , mas abandona - o em 1907 . Decide depois trabalhar como " correspondente estrangeiro " .
1914 é o ano da criação dos três conhecidos ____________________ ( 2 ) e em 1915 lança , com Mário de Sá - Carneiro , José de Almada - Negreiros e outros , a revista Orpheu , que dá origem ao Modernismo .
Pessoa marcou profundamente o movimento modernista português . No entanto , quase toda a sua vida decorreu no ____________________ ( 6 ) . Quando morreu , em 1935 , tinha publicado apenas um livro em português , Mensagem , e deixou a sua famosa arca recheada de milhares de textos ____________________ ( 7 ) .

PISTAS :
( 1 ) Artista muito talentoso ( nome no plural ) ;
( 2 ) Nomes e personagens inventados por um escritor para escrever e assinar obras ( nome no plural ) ;
( 3 ) Capital de Portugal .
( 4 ) Marido ou companheiro da mãe de Pessoa , não sendo o seu pai biológico .
( 5 ) Que causa surpresa ; admirável ;
( 6 ) Sem ser conhecido ou reconhecido pelo público ( nome , masculino ) ;
( 7 ) Não publicados ( adjetivo no plural ) ;