Crear actividad
Jugar Test
1. 
O processo de independência do Brasil teve como uma das suas principais características a unificação de todos os territórios colonizados pela metrópole portuguesa, diferentemente do que ocorreu na América Espanhola. Entre os elementos que explicam essa característica singular, pode-se incluir, EXCETO a
A.
difusão da religiosidade católica.
B.
existência de trabalho escravo em latifúndios.
C.
presença da corte lusitana no continente americano.
D.
defesa do tráfico negreiro contra ingerências internacionais.
2. 
A respeito do processo de Independência do Brasil, pode-se afirmar corretamente que
A.
a partir da Revolução Liberal do Porto, ocorrida em 1820, iniciou-se, em Portugal, uma campanha política pelo retorno do Rei àquele país e pela independência dos reinos unidos do Brasil e do Algarves.
B.
a regência do príncipe D. Pedro, e seu reinado como Pedro I, são marcados pela manutenção da hegemonia dos latifundiários e pelo esvaziamento do ideal republicano e do federalismo.
C.
a participação de José Bonifácio de Andrada e Silva restringe-se ao movimento de independência, pois, sendo republicano, defendia a instauração imediata da República no Brasil, em oposição à D. Pedro.
D.
o processo de independência somente logrou êxito em função do apoio popular a D. Pedro, em oposição aos latifundiários que davam suporte às propostas recolonizadoras feitas pelas Cortes Constituintes de Portugal.
3. 
Acerca do processo de independência do Brasil, é correto afirmar:
A.
a independência do Brasil é um processo que se estende de 1821 a 1850 e fora marcado por não haver oposição alguma do Reino de Portugal;
B.
oficialmente, a data comemorada para independência do Brasil é a de 07 de setembro de 1822 em que ocorreu o chamado "grito do Ipiranga", ato de proclamação feita por D. Pedro II. às margens do riacho Ipiranga
C.
entre as causas que fizeram eclodir o processo de independência do Brasil estão: vontade de grande parte da elite política brasileira em conquistar a autonomia política; desgaste do sistema de controle econômico com restrições e altos impostos, exercido pela Coroa Portuguesa no Brasil com a tentativa da Coroa Portuguesa em recolonizar o Brasil
D.
após a independência do Brasil, D. Pedro I foi coroado imperador do Brasil em dezembro de 1821, bem como não houve registros de manifestações de portugueses contrárias à independência do Brasil.
4. 
Na interpretação mais conhecida sobre a História do Brasil, a data de 7 de setembro de 1822 representou um marco, pois, nesse dia, D. Pedro proclamou oficialmente a separação da Colônia da metrópole portuguesa. Sobre o processo de Independência do Brasil, assinale a alternativa CORRETA.
A.
As relações entre a Coroa portuguesa e o Brasil melhoraram quando Dom João VI, de Portugal, apoiado pela Corte portuguesa, assinou um decreto concedendo o título de Regente do Brasil a seu filho Dom Pedro. Entretanto, aproveitando-se da autoridade que lhe foi concedida, no dia 7 de setembro de 1822, Dom Pedro rompeu politicamente com Portugal e proclamou a Independência do Brasil.
B.
A Independência brasileira foi um processo liderado, em grande parte, pelos setores sociais que mais se beneficiavam com a ruptura dos laços coloniais: os grandes proprietários de terra e os grandes comerciantes, pois a separação tinha como objetivo preservar a liberdade de comércio e a autonomia administrativa. A maioria da população permaneceu na situação anterior à proclamação da Independência.
C.
Após o processo de Independência, a economia brasileira tornou-se competitiva no mercado internacional, pois devido ao apoio econômico inglês o Brasil começou a desenvolver a atividade industrial, o que era proibido pelo governo metropolitano.
D.
A Inglaterra, interessada em manter os benefícios comerciais garantidos pelos tratados de comércio e navegação de 1810, foi a primeira nação a reconhecer a Independência do Brasil.
5. 
Um evento ocorrido em Portugal foi de suma importância para a deflagração da Independência do Brasil, já que obrigou D. João VI a cruzar novamente o Atlântico, em retorno a Portugal. Qual foi esse evento?
A.
Revolução da Maria da Fonte
B.
Revolta da Patuleia
C.
Revolta Liberal do Porto
D.
Revolução dos Cravos
6. 
Após a independência do Brasil o país se transformou em uma:
A.
República
B.
Monarquia
C.
Colônia
D.
Ditadura
7. 
Quais foram as primeiras ações que indicavam que o príncipe regente tinha o objetivo de separar o Brasil de Portugal?
A.
Expulsar os soldados portugueses que não juraram fidelidade do Rio de Janeiro; aproximação da elite conservadora; nomeação de José Bonifácio como ministro.
B.
Expulsar os soldados brasileiros que não juraram fidelidade do Rio de Janeiro; aproximação da elite conservadora; nomeação de José Bonifácio como ministro.
C.
Expulsar os soldados portugueses que não juraram fidelidade de Salvador; aproximação da elite conservadora; nomeação de José Bonifácio como ministro.
D.
Expulsar os soldados portugueses que não juraram fidelidade do Rio de Janeiro; aproximação da elite liberal; nomeação de Ruy Barbosa como ministro.
8. 
Por que Dom Pedro considerou interessante obter o apoio dos grandes fazendeiros, comerciantes, juízes e altos funcionários?
A.
Tal apoio era essencial para que a proclamação da república ocorresse sem mudar a ordem social e econômica do Brasil, e principalmente, garantir sua permanência como monarca.
B.
Tal apoio era essencial para que a proclamação da independência ocorresse sem mudar a ordem social e econômica do Brasil, e principalmente, garantir sua permanência como monarca.
C.
Tal apoio era essencial para que a proclamação da independência ocorresse, modificando a ordem social e econômica do Brasil, e principalmente, garantindo sua permanência como monarca.
D.
Tal apoio era essencial para que a proclamação da independência ocorresse sem mudar a ordem social e econômica do Brasil, e principalmente, garantir sua saída do poder.
9. 
Após a independência do Brasil, o país abandonou a condição de colônia e se transformou:
A.
na República do Brasil.
B.
na Ditadura do Brasil.
C.
no Império do Brasil.
D.
na Federação do Brasil.
10. 
Dentre os fatores que levaram ao processo de Independência do Brasil pode-se citar
A.
os interesses ingleses, que entraram em choque com as restrições comerciais impostas pelas Metrópoles ibéricas.
B.
a influência dos ideais iluministas e a luta dos Estados Unidos contra o domínio da Grã-Bretanha.
C.
a presença da Corte portuguesa em terras americanas, que impulsionou um conjunto de transformações decisivas para a separação da colônia.
D.
as necessidades econômicas das elites locais, que se sentiam prejudicados pelas restrições impostas pelas autoridades coloniais.