investigação dos conhecimentos que os estudantes já possuem sobre determinado objeto de estudo. Esse procedimento é imprescindível para fornecer ao professor elementos que tornem possível sua atuação como mediador no processo de ensino e aprendizagem.
depois de conhecer o que o estudante já sabe, o que não sabe e o que precisa saber, o docente precisa fazer a mediação da relação estabelecida entre o estudante e o objeto de estudo. O levantamento de hipóteses aponta para caminhos ou soluções. É nesse momento que o professor deve intervir, incentivando suposições e opiniões.
momentos em que os estudantes irão organizar, registrar e comunicar ao professor e ao coletivo, por meio de diferentes linguagens, sua compreensão do conteúdo estudado e dos novos conhecimentos adquiridos. Nesse momento é possível ver o entendimento do conteúdo estudado.
tem como principal tarefa ativar o processo de ensino e aprendizagem, superando uma postura meramente descritiva, questionando, provocando conflitos cognitivos. O professor deve incentivar o questionamento dos estudantes sobre os objetos de estudo e sobre os temas da realidade que os cerca.
permeia todos os procedimentos metodológicos, possibilitando a autoavaliação, o acompanhamento e a verificação do processo de ensino e aprendizagem.
Apresentar ao estudante um desafio que o motive e o faça sentir a necessidade de saber mais sobre ele, sensibilizando-o, provocando-o, aguçando sua curiosidade para o conteúdo.
Problematização
Análise e tomada de decisão
Avaliação
Sistematização
Mobilização
Levantamento dos conhecimentos prévios