Crear actividad
Jugar Completar texto
Portugal tem um País vizinho que é a ____________________ . Juntos , formam a Península ____________________ . A Península Ibérica é habitada há muitos milhares de anos .
Os Povos que habitavam a Península Ibéria eram nómadas , viviam da caça , da pesca e dos frutos silvestres , portanto não estavam sempre no mesmo lugar . Com a descoberta da agricultura , estes povos vão - se fixando junto dos rios e das terras mais férteis e constroem povoados .
Os primeiros povos a habitar a Península foram ____________________ Iberos , razão pela qual se chama a Península Ibérica .
Eles viviam em povoados e dedicavam - se à agricultura e à pastorícia . Mais tarde , apareceram Fenícios , Gregos e Cartagineses , que eram navegadores e comerciantes . Foram eles quem criaram o ____________________ alfabeto .
Mais tarde , os Celtas vieram e construíram os castros , que eram povoações protegidas . Trabalhavam os metais e eram óptimos ourives .
Da mistura de todos estes povos , ____________________ os Lusitanos , que habitavam na Lusitânia . Eram guerreiros e viviam em tribos , dedicando - se à agricultura e à pesca .
Mais tarde , apareceram na Península ____________________ os Romanos , que vinham de Roma . Deixaram por cá os seus costumes e a sua língua . Construíram pontes , estradas monumentos . Os Lusitanos tentaram expulsar este povo . Um dos grandes chefes ____________________ foi Viriato , célebre pela forma como combateu os exércitos romanos .
Também por cá passaram os Suevos , os Visigodos e , por fim , os Mouros que vieram do ____________________ de África .
Na Península Ibérica havia povos cristãos que queriam expulsar os Mouros ou Muçulmanos .
As terras do norte da Península tinham um ____________________ - D . Afonso VI . Este Rei , para expulsar os Mouros , pediu ajuda a cavaleiros cristãos vindos de outros reinos , como a França , e lutou contra os Muçulmanos para lhes conquistar as terras .
Após a primeira vitória sobre os Muçulmanos formaram - se os reinos de Leão , Castela , Navarra e Aragão .
Entre os cavaleiros que lutaram ao lado de D . Afonso VI , houve um que se destacou nas ____________________ , D . Henrique de Borgonha . Para o compensar pela ajuda prestada o rei deu - lhe a ____________________ filha D . Teresa em casamento . Casaram e foram viver para o ____________________ de Guimarães . Tiveram um filho a ____________________ ____________________ Afonso Henriques .
D . Henrique sonhava tornar o Condado Portucalense independente , mas morreu sem o conseguir .
Ocupou o lugar do pai , D , Afonso Henriques , só que como este tinha apenas 3 anos de idade , a sua mãe D . Teresa passou a governar o Reino .
D . Afonso Henriques ao completar dezasseis anos de idade , e com o sonho de ____________________ o Condado Portucalense independente , tentou tomar pela força o governo do Condado . Lutou contra a sua própria mãe , D . Teresa e derrotou - a na ____________________ de S . Mamede , em 1128 , perto de Guimarães .
Em 1143 , D . Afonso VI assina um tratado de ____________________ ( Tratado de Zamora ) , com D . Afonso Henriques .
Nesse tratado o rei D , Afonso VI aceita a Independência de Portugal . O Condado Portucalense passou a ____________________ - se Reino de Portugal e D . Afonso Henriques ____________________ a ser o 1º REI DE PORTUGAL .